Institucional

A importância do layout do PDV para aumentar a rentabilidade no varejo

A importância do layout do PDV para aumentar a rentabilidade no varejo

 

Atrair e fidelizar o cliente é um grande desafio do mercado que reflete diretamente naquilo que toda marca quer: aumentar as vendas. É na gestão eficiente do PDV, no planejamento da exposição dos produtos na gôndola (layoutização) e também na correta aplicação do material de merchandising, que você agregará valor ao seu PDV e, com certeza, proporcionará ao seu cliente, uma experiência de compra diferente, aumentando assim, as chances de conversão em vendas!

Uma pesquisa da Nielsen sobre os índices de crescimento do varejo mundial revela que, ao contrário do que muitos pensam, não é somente o preço que define a seleção da loja por parte do consumidor, mas também a boa exposição e os produtos presentes regularmente em estoque que contribuem muito para garantir a preferência por determinado ponto de venda.

A exposição de cosméticos

É fato que a boa “layoutização” dos produtos no PDV resulta sempre em uma melhor rentabilidade para todos. Na hora da compra, o sentido mais utilizado pelo consumidor é a visão. Ela corresponde a 83% da percepção do cliente. Então, uma exposição e um layout bonitos e atrativos ajudam a convencer e converter o consumidor. Mais do que isso: o visual do PDV é fator decisivo na hora da compra para 45% dos consumidores mundiais! Mas como garantir esse visual arrasador? Separamos algumas dicas pra você:

Layoutização verticalizada: organizar os produtos verticalmente é uma excelente forma de estimular a compra por facilitar a visualização dos produtos, evitar deslocamento do consumidor e garantir a ele comodidade.

Presença constante do produto no PDV: isso é um dos principais influenciadores na hora do cliente escolher a loja. Cerca de 54% das pessoas optam por este ou aquele PDV, considerando a presença do item de interesse no estoque. A ruptura é a pior vilã de qualquer varejo. Afeta a todos direta ou indiretamente.

A Bio Extratus tem seus conceitos de layoutização que foram desenvolvidos com foco na funcionalidade, importância, influência e impacto que a marca exerce sobre o PDV e o cliente. A foto em destaque é um exemplo perfeito de layout para o seu negócio!

Até a próxima!

Letícia Sampaio Rezende e Fernando Morais