Eiiii, lojista!
Obrigada por estar aqui com a gente em mais um post!
Dessa vez, nessa conversa, queremos nos aprofundar no assunto TREINAMENTO. É por meio dele que você pode estimular a sua equipe a dar um salto em vendas ou acabar desmotivando e brecando qualquer possibilidade de aprendizado.
Mais do que simplesmente fazer treinamentos para falar de seus produtos e como sua equipe deve apresentá-los aos clientes, você precisa fazer treinamentos que aliem esses conteúdos a algo que toque seus vendedores: é preciso mostrar que eles não estão vendendo apenas algo material, físico, palpável, e sim algo mais abstrato, emocional, afetivo: o desejo e a satisfação das pessoas.
Então, unimos algumas dicas para você aplicar com o seu time!
1 – Defina o tema
Seu treinamento precisa acrescentar algo à rotina dos colaboradores. Precisa fazer a diferença e ser algo aplicável. Não faça treinamentos apenas por fazer. Escolha temas que, de fato, serão necessários para seu grupo. Avalie com seus vendedores quais têm sido as principais dificuldades e desafios durante as vendas e foque em melhorar essas habilidades da equipe. É preciso fazer todos sentirem que isso não é perder e sim, otimizar tempo!
2 – Defina o formato
Você pode ter o melhor tema do mundo, mas se pecar no jeito como vai repassar esse conteúdo, pode frustrar e desmotivar a equipe. É preciso pensar na forma mais didática e atrativa de transmitir esses conhecimentos. Pode ser uma palestra, uma oficina, uma dinâmica ou apenas um bate-papo entre os membros da equipe. O que vai definir qual é o formato ideal? Aquilo que você precisa transmitir e o tempo que você tem disponível. Pense bem: o que você tem a dizer tem que ser útil, agradável e compreensível.
3 – Avalie se é necessário envolver profissionais de fora da empresa
Sabe aquela coisa de que “santo de casa não faz milagre”? Pare com essa ideia. Em um treinamento do dia a dia, você pode muito bem aproveitar alguém da sua própria equipe para ministrar a atividade. Aproveite os talentos do seu grupo de colaboradores! Muitas vezes existem profissionais altamente capacitados em uma função que os demais funcionários ainda não conhecem direito. Assim, você valoriza um funcionário e não precisa de uma logística muito difícil para promover o evento. Mas, é claro, também não descarte trazer profissionais de fora da empresa. Vez ou outra é preciso “sair da casinha”. Aproveite datas mais especiais e momentos estratégicos para convidar alguém.
4 – Analise se precisa dividir a equipe em setores
Pense no rendimento do seu treinamento e no nível de aprofundamento que cada um dos seus colaboradores tem. Às vezes, o tema é “demais” para quem ainda está muito cru na atividade ou pode ser muito raso para quem já está num estágio mais avançado na função. Pense também se o assunto é aplicável para todas as funções. Dependendo da circunstância, é mais produtivo dividir a equipe em grupos menores, com objetivos distintos. Na prática, vai te trazer mais resultado quando o colaborador estiver, de fato, aprendendo sobre aquilo que ele verdadeiramente precisa.
5 – Dê feedbacks depois do treinamento
Sabe quando o professor devolve a prova corrigida e deixa evidente não só a sua nota, como também os comentários sobre as respostas da avaliação? Isso tem um sentido didático importante: é essencial dar feedback. Não é diferente na vida profissional. É preciso não só ensinar a sua equipe, mas avaliar os resultados posteriormente. E não estamos falando de dar sermão. Pode ser que na rotina, aqueles conceitos se percam, seja delicado relembrando no dia a dia os ensinamentos daquele treinamento. E elogie os avanços!
A gente espera que este post tenha ajudado você a bolar estratégias para afinar a conversa com seu time. Obrigada por nos acompanhar e até a próximo assunto!