Oi, gente! Tudo bem?
Nós da Bio Ativos queremos que este seja um espaço importante de troca de informações com nossos lojistas. Afinal, são vocês que lidam diretamente com nossos produtos. São nossas pontes até os consumidores finais. Então, o blog é uma forma da gente conversar e aperfeiçoar a lida diária com os clientes. Para começar, queremos falar sobre conquista e fidelização de clientes. Bora entender um pouco mais?
Se você lançar um produto no mercado e deixar o resto “acontecer naturalmente”, o resultado mais previsível é um incômodo “nada”. Num contexto onde o consumidor possui diversas possiblidades de escolha dentro de um mesmo segmento, não tem produto (por mais sensacional que seja) que saia das prateleiras e ganhe espaço na casa das pessoas sem que haja um diferencial, algo que chame a atenção. É preciso ter algo que faça o cliente optar pelo SEU produto e não pelo outro.
Mas hoje, onde está esse diferencial? Na fórmula do produto, na embalagem, na publicidade? Também. Só que isso ainda não é suficiente. Qualidade é pura e simplesmente requisito básico. Agora, como tornar a sua qualidade mais visível e mais chamativa para o cliente? Por meio do atendimento! É nele que está chave para essa conquista. Quando o consumidor entra em contato com seu produto, é preciso mais do que apresentá-lo: é preciso impactar as pessoas com a sua marca.
Separamos, então, algumas dicas para que você aplique aí no seu negócio, com a sua equipe, e possa tornar a experiência dos clientes com os produtos Bio Extratus ainda mais rica.
1 – Mantenha seus colaboradores bem informados sobre os produtos
Demonstre para sua equipe o quanto é importante ter informações sobre os cosméticos para poder vendê-los com propriedade! Muito além do que está escrito na embalagem, os produtos Bio Extratus têm sempre uma explicação bem detalhada: quais são os componentes usados, para qual tipo de cabelo é voltada a linha, como aplicar o produto corretamente... Tudo isso é possível encontrar no site da fábrica (www. bioextratus.com.br) e por aqui mesmo no site da Bio Ativos.
Sem contar que existe muito material informativo em vídeo hoje. No canal www.youtube.com/bioextratusoficial você encontra muitas dicas legais sobre cuidados com os cabelos que podem ser repassadas para os clientes. Assim, o consumidor sai da loja muito mais pronto para usar o produto e muito mais instigado a voltar quando precisar!
2 – Faça treinamentos periodicamente
Nem sempre um e-mail ou um recado no meio da rotina são suficientes para repassar para a equipe o que você precisa. Defina uma periodicidade e separe um tempo para uma conversa mais aprofundada com os seus colaboradores. Por exemplo, quando chegam mercadorias novas, lançamentos da Bio Extratus, que tal organizar um pequeno treinamento sobre essas novidades? Assim a equipe inteira fica por dentro do que há de novo para oferecer para o cliente!
3 – Envolva seus clientes com ações que vão além do convencional
O que deixa uma pessoa mais convencida de que aquele produto vai ser bom para ela? Uma palestra sobre ele ou uma demonstração? Tem coisa melhor do que ver o produto agindo na prática? Então, por mais que falar seja importante, fazer também é! O cliente precisa sentir o cheiro, a textura, precisa se envolver e sentir que aquele cosmético fará diferença. Nossa orientação é que você torne o seu ponto de venda atrativo e com a cara da marca.
A Bio Ativos tem, inclusive, ações muito legais que você pode solicitar para serem realizadas no seu estabelecimento: Camarim Bio Extratus, Spa das Mãos, Análise Capilar... Bora sair da zona de conforto e proporcionar experiências diferentes?
4 – Mostre o que tem por trás daquela embalagem
A essência da marca está clara? Você está transparecendo o seus porquês, os seus propósitos? O consumidor de hoje não quer saber dos seus produtos apenas. Ele exige mais: precisa comprar numa empresa em que ele acredita, que ele admira! Os princípios precisam estar de acordo com os dele. A Bio Ativos, por exemplo, tem o respeito pela natureza no seu DNA e deixa isso muito evidente não só na formulação dos cosméticos, mas em ações: a Bio Ativos promove a campanha “Reciclar é uma beleza” incentivando, por meio de prêmios, que os consumidores devolvam as embalagens vazias para que sejam encaminhadas para reciclagem, colaborando com o meio ambiente e ajudando famílias que dependem da renda que vem de produtos recicláveis.
Então, deixe as pessoas saberem o que há por trás da sua casca! Elas precisam ser tocadas, o produto precisa mexer emocionalmente com o cliente.
E aí, curtiram as dicas? Então fiquem sempre de olho aqui no blog porque vamos sempre postar conteúdos relevantes para nossos lojistas! Beijo, até a próxima!